Quem Somos


Origem

O Movimento Eclesial Apóstolos da Palavra quer ser uma resposta ao apelo de Cristo para que aumentem os “Operários do Evangelho”. Foi fundado pelo P.e Flaviano Amatulli Valente, em 2 de Julho de 1978 e aprovado por
D. Guilherme Ranzahuer González, bispo de São André Tuxtla, Veracruz (México). Tem por objectivo principal estimular nos jovens o desejo de se dedicarem durante um ano à evangelização como serviço à Igreja. Neste tempo têm a oportunidade de aprofundar a sua fé, estudando mais atentamente a sua vocação; mesmo que não decidam de continuar no Movimento, continuarão a servir a Igreja na vida paroquial. No termo do compromisso anual, cada um, de acordo com os dirigentes do movimento, pode renovar o compromisso por mais um tempo; basta querer.


Quem são?


São homens e mulheres que experimentaram a eficácia da Palavra de Deus na sua vida e sentem grande necessidade de a comunicar aos demais, sem medir as dificuldades e os sacrifícios que esta missão exige. O seu apostolado não tem limites: procuram nas zonas mais abandonadas os que não têm sido evangelizados para lhes levar a Palavra de Deus. De facto, tendo em conta o problema das seitas, a divulgação e fortalecimento da fé são das actividades mais importantes. O seu principal desejo é deixar-se guiar pelo Espírito Santo e colocar nos irmãos a sua acção santificadora. A sua actividade apostólica é sempre acompanhada pelo testemunho de uma vida pobre, sacrificada e perseverante.

Organização

A nossa família missionária é composta por um movimento eclesial e duas sociedades de vida apostólica: a Frater-nidade Missionaria e o Instituto Missionário.
Ao movimento eclesial pertencem leigos que oferecem
um serviço a tempo completo ou limitado, reunidos em diferentes departamentos: voluntariado missionário, pastoral bíblica, fortalecedores da fé e outros.


Apostolado

Os Apóstolos da Palavra evangelizam, fazendo uso abundante da Bíblia. Chegam onde são solicitados e trabalham segundo o estilo do movimento e em obediência aos bispos e sacerdotes que os solicitem.
No início da sua actividade dirigem-se especialmente aos adultos, para que estes, por sua vez, ajudem na transformação do ambiente. Têm por objectivo principal formar verdadeiras comunidades cristãs, que vivam segundo as exigências do Evangelho, tendentes a construir uma sociedade fundada na disponibilidade, na justiça e caridade. Muitas vezes se tem experimentado a eficácia da Palavra de Deus, que liberta o ser humano de tudo que o escraviza e o degrada, dando como fruto uma profunda mudança da sociedade. No caso de existirem comunidades cristãs distintas, a sua preocupação principal consiste na formação dos instrutores destas comunidades, mediante reuniões periódicas em centros de catequeses a nível paroquial
e territorial.


Admissão

Para a admissão ao movimento, é importante que haja um verdadeiro desejo de conversão, boa vontade e capacidade de trabalhar em equipa. Se o/a aspirante tiver estas con-dições, certamente Deus fará maravilhas, e, pouco a pouco, os candidatos tornar-se-ão em testemunhas de Cristo.

CONVITE AOS JOVENS

Olha, jovem!
Dá-me muito gosto cumprimentar-te e saber que és um jovem como eu, com ilusões, inquietações e muito desejos de trabalhar. Mas já tens pensado que podes servir a Deus, o senhor da nossa vida?
Se Ele te chama, abre os teus ouvidos e o teu coração e deixa-O entrar. Cristo precisa de ti e lembra-te que “a messe é grande e os trabalhadores são poucos” (Lc 10, 2).
Vem e colabora conosco para trabalhar na extensão
do Reino.


http://www.geocities.ws/apostolosdapalavra/index-2.html